PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SAMU DE AÇAILÂNDIA PEDE A COMPREENSÃO DA POPULAÇÃO


Fomos procurados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Açailândia, para que pudesse ser feito alguns esclarecimentos sobre como funciona o atendimento pela unidade no município, e com isso poder pedir a compreensão por parte da população.

A unidade do SAMU-192 de Açailândia é composta por 3 equipes a cada plantão. Sendo uma equipe de suporte AVANÇADO composta por 1 – motorista, 1 – enfermeiro e 1 – médico, as outras duas unidades de suporte BÁSICO compostas cada uma por 1 – motorista e 1 – profissional técnico em enfermagem.  

SAMU EM AÇAILÂNDIA
Em funcionamento no município desde fevereiro de 2012, a unidade do SAMU-192 já teve seus altos e baixos, e mesmo ao longo desses seis anos, sendo que esse momento não é dos melhores para a unidade. Ainda não ouve nenhum tipo de trabalho de conscientização da comunidade, para que a mesma tivesse maior entendimento de como funcionam os serviços de atendimento na unidade em Açailândia.    

CONTATAMOS
Atualmente das três ambulâncias existentes na unidade, apenas duas estão funcionando, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. A terceira está em manutenção.

Essa é uma das causas que em algumas situações há demora em uma ambulância chegar ao local de uma ocorrência, pois como o município conta no momento apenas com duas, pode ocorrer que no momento em que uma ambulância se desloca para levar um paciente para Imperatriz, fica apenas uma na base em Açailândia e nesse momento poderá ocorrer duas ocorrências em lugares diferentes, a unidade vai destinar a única ambulância disponível para a primeira ocorrência.


Publicidade

Uma ambulância para levar um paciente para Imperatriz demora no mínimo 3 horas. Enquanto isso o município fica desassistido de atendimento.  

Desta forma, na maioria das vezes as pessoas não entendem e acham que a culpa na demora no atendimento é dos profissionais de plantão.   

DIFICULDADES
Segundo os profissionais, hoje muitas pessoas ainda não entendem como funciona o atendimento feito pelo SAMU-192, por exemplo, poucas pessoas sabem que quando alguém aqui de Açailândia liga para solicitar uma ambulância da unidade, a ligação vai primeiro para a regional em Imperatriz, onde é feito uma primeira triagem pelo atendente, que após isso passa para o médico plantonista que faz uma nova triagem para saber qual o tipo de ambulância deve ser deslocada para o local da ocorrência, após essa triagem é feita a comunicação para a unidade do SAMU-192 em Açailândia que imediatamente após receber a comunicação desloca uma equipe para atender a ocorrência.

Publicidade

Tudo isso para saber qual a equipe deve se deslocar, quantas e quais ambulâncias devem atender tal ocorrência. Tudo isso poderá levar minutos, e como se trata de salvar vidas humanas, pode parecer uma eternidade.

Em algumas situações, a pessoa que necessita de socorro ou terceiros não entende quando na maioria das vezes demora uma ambulância chegar ao local da ocorrência. Um atendimento leva em média de 3 a 5 minutos para que uma ambulância saia da unidade. 

Já ouve casos em que populares tentaram agredir equipes do SAMU ao chegarem em uma ocorrência em virtude da demora, em outras situações, as pessoas querem que eles expliquem porque demoram tanto a chegar.

Por Carlos Cristiano


Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE