PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

2018 registrou 12 casos de suicídios em Açailândia, número preocupante


De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Açailândia, enquanto 2017 registrou durante todo o ano, apenas 03 mortes por suicídio em todo o município, esse ano já chegou a 12.

Casos em 2017
De acordo com dados da secretaria repassados a nós, em 2017 os casos de suicídios registrados, foram nos bairros do Jacu (1), Vila Ildemar (1) e Vila Bom Jardim (1), as vítimas tinham idades entre 19 e 60 anos de idade.

Casos em 2018
Já ano passado foram registrados 12 casos em todo o município, as vítimas tinham entre 15 e 80 anos, os bairros onde ouve casos de suicídios foram Parque das Nações (1), Jacu (2), Plano da Serra (4), Vila Flávio Dino (1), Nova Conquista (1), Pequiá (1), Vila São Francisco (1) e Jardim Glória 2 (1).

Tentativas em 2018/2019
Em 2018 foram registrados 4 tentativas de suicídios na cidade, todas elas em bairros diferentes. Esse ano já foram registrados 2 casos de tentativas de suicídios,  uma no bairro Laranjeiras e outra em uma residencia as margens da BR 222.  

Casos de suicídios de açailandenses que moravam em outras cidades
Em 2018 também foram registrados casos de suicídios de açailandenses que moravam em outras cidades, cerca de 4 mortes foram registradas. 

O que mais chama atenção é número de mortes no ano passado que chegou a um total de 12, enquanto que em 2017 foram registrados 3 mortes. O bairro com maior número de mortes é o Plano da Serra que registrou esse ano 4 casos.

Matérias relacionadas





De acordo com especialistas, as causas de suicídios são problemas que poderiam ser evitados:

Solidão, Depressão, Doença, Problemas conjugais e de relacionamentos, Dificuldades financeiras ou profissionais, Bullyng, Problemas na adolescência, perdas de familiares, Uso de drogas, Timidez.



Segundo o Ministério da Saúde, suicídio entre jovens é a quarta causa de mortes no Brasil. Ainda de acordo com o ministério da saúde, entre 2000 e 2016 o Brasil foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% nesse período, os dados são referentes a jovens e idosos.

De acordo com a OMS, 32 pessoas morrem por dia no Brasil, uma a cada 45 minutos.
No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registradas 800 mil mortes por ano, esse tipo de morte é o 13ª de morte no planeta entre Jovens de 15 a 29 anos.

Publicidade

Em 2016, o Maranhão registrou 290 casos de suicídios, de acordo com A Secretaria de Estado de Segurança, em todo o estado há 74 Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), onde pessoas com doenças mentais como depressão, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados a álcool e outras substancias podem ser acompanhadas.  

Em Açailândia existe apenas 1 CAPs, no site do Ministério da Saúde, consta 2, em funcionamento mesmo só existe 1 no bairro Getat.


Como evitar suicídios:
Especialistas dão dicas de como evitar suicídios;

1) A pessoa deve procurar ajuda profissional imediatamente;
2) Ligue ou vá ao hospital;
3) Converse imediatamente com uma pessoa de confiança;
4) Espere pela ajuda;
5) Busque ajuda de um profissional de saúde mental;
6) Converse com um líder espiritual;
7) Encontre um grupo de apoio;
8) Livre-se de quaisquer objetos que possam facilitar o suicídio;
9) Não fique sozinho;
10)  Elabore um plano de segurança;
11)  Evite consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE