PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Nove nomes de prováveis candidatos a Prefeito de Itinga do Maranhão para as eleições 2020

Atento com as movimentações para as eleições nas cidades do extremo Oeste Maranhense, o site maranhão noticias apresentará ao leitor as informações sobre o “esquenta das urnas” agora na cidade Itinga do Maranhão. 

Começamos com as primeiras manifestações registradas em redes sociais, Facebook e WhatsApp, a redação do site maranhão noticias saiu em busca de pretensos candidatos, e identificou 9 nomes que não negam as possibilidades de colocarem seus nomes para a disputa eleitoral 2020. 

O quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, manifestaram suas pré-candidaturas. 


Lúcio Flávio

O atual prefeito administrador do município de Itinga do Maranhão Lúcio Flavio ressalta a grande responsabilidade que tem assumido ao encarar e ao assumir a administração municipal em plena crise politica nacional , o peessedebista, foi eleito em 2016 com 7.847 votos (60,17% dos votos válidos). Lúcio Flavio deverá sim ser candidato à reeleição no ano 2020 se for da vontade de Deus e de seu Grupo politico a quem ele tem um grande compromisso e amizade.

Luiz Bila
 


Vereador pelo PSB, Luiz Bila deve ser um grande adversário da atual gestão. Com seu segundo mandato como vereador no município Luiz Bila aposta em sua grande popularidade, Luiz já é clamado por vários grupos de amigos no município de Itinga do Maranhão e vem crescendo a cada dia mais sua popularidade e aceitação como pré candidato a prefeito.

Fram Queiroz 

O empresário irmão do ex prefeito Quininha sempre que questionado sobre o assunto, afirma que ainda é cedo para tratar de 2020 e a prioridade é o atual empreendimento do grupo mas não descarta sua pretensão em um dia ser prefeito de sua terra natal. 


Vete Botelho 

Luzivete Botelho atualmente esta morando na capital maranhense de São Luis com seu Esposo Deputado estadual Zé Inácio do PT, Vete Botelho já foi vereadora, vice prefeita, Deputada estadual e administradora do município de Itinga do Maranhão como prefeita por dois mandatos nas gestões de janeiro de 2009 a dezembro de 2016, a mesma não descarta a grande possibilidade em voltar ao cenário politico de Itinga do Maranhão como candidata a prefeita e assim encerrar sua carreira politica na cidade que ela tanto ama e aqui cresceu e tem familiares e amigos ela afirma que ainda é cedo para movimentação eleitoral mas que as possibilidades existem sim mas que depende muito de seu grupo politico que no momento esta em fase de reconstrução. 


Rony do Taxi 


Conhecido por Rony do Taxi, Ronivon Franco pela primeira vez em Itinga do Maranhão pretende lançar seu nome como candidato a prefeito por ja ter disputado algumas vezes como candidato a vereador sem exito politico ele agora acreditar que o povo quer ele mesmo é como prefeito e não vereador assim fala o mesmo pelas ruas de Itinga


Jamel Daher 


Pecuarista e determinado Pai de Família Exemplar, Residencia Fixa em Itinga do Maranhão Foi vice prefeito da ex gestora Vete no período de 2009 a 2012 , foi Candidato a prefeito em 2012 ficando em terceiro lugar com 11,68% totalizando 1.526 votos, Jamel atualmente tem contado com um grande incentivo de amigos próximos, boa parte da classe empresarial e pecuaristas da cidade que afirmam que Jamel hoje é um dos melhores nomes pra disputar as próximas eleições 2020 e assim colocar a cidade no caminho certo de uma administração limpa e pura com transparência, responsabilidade e acima de tudo respeito aos eleitores e a população sofrida de Itinga do Maranhão.


O empresario é assediado por partidos, a menção é sinal de reconhecimento do trabalho prestado para a população de Itinga do Maranhão.


Raydean R10 


Raydean atualmente é vereador de mandato operante, atuante e muito popular na cidade, foi braço direito da atual gestão do município nas eleições de 2016. Teve participação e votação expressiva surpreendeu positivamente sendo um dos vereadores mais votados nas eleições de 2016, Atualmente o jovem vereador Raydean vem sendo cogitado como um dos bons nomes para disputar o cargo de prefeito em 2020 , o mesmo afirma que ainda é cedo para se declarar pré candidato mas se for da vontade de Deus e a maioria da população realmente quiser ele poderá até pensar nessa possibilidade de grande responsabilidade ao seu povo.


Ten Mauro Maranhão 


Mauro Maranhão como é conhecido em Itinga do Maranhão é filho de Itinga mas atualmente vive fora do município a anos exercendo sua função como Tenente do exercito, Presidente fundador da ONG Pátria amada foi candidato a deputado estadual em 2018 obtendo uma votação local de 23,25% totalizando 2,773, Mauro Maranhão hoje é um dos prováveis nomes ao cargo de pré-candidato a prefeito. De acordo com comentários dos bastidores, segundo as más linguás ele seria um bom nome para vereador e assim iniciar sua carreira politica na cidade até porque o mesmo não vive na cidade permanente e o mesmo não aceita apoio dos velhos lobos da politica itinguense e pretende fazer uma campanha sem nomes do passado em seu palanque. 


Bosco Nascimento 
Ex vice prefeito Francisco Bosco do Nascimento é outro que se coloca entre os prováveis concorrentes ao cargo de prefeito. Bosco foi candidato a prefeito em 2016 tem uma votação expressiva de 39,83 % dos votos válidos totalizando 5,194 votos.

O empresário e pai de família que tem sua residencia fixa e Itinga do Maranhão admite a grande possibilidade de concorrer no pleito 2020, mas afirma não querer tomar tal decisão de forma isolada sem antes se reunir com aliados e grupo politico que o ajudou em 2016. 

CHAPINHAS 

A inexistência de coligações fará com que as chapas montadas por legendas menores agrupadas não existam mais. a inexistência de coligações, fará com que as chapas montadas por legendas menores agrupadas, e que elegem vereadores com pouca votação, não existam mais. 

Com isso os grandes partidos, sairão fortalecidos, e a disputa se dará dentro deles, e não mais em “chapinhas”, feitas para driblar, a difícil disputa nas grandes legendas. 

A troca de partido aos vereadores só será permitida em abril de 2020, próximo as datas que ocorrerão as eleições. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá abrir essa “janela” para que os edis troquem de sigla no exercício do cargo sem a perda do mandato. O período da “janela” será de 30 dias. 

Outras Regras determinantes ao pleito do ano que vem começam pelo fim das coligações proporcionais, conforme a mudança, os partidos poderão se coligar somente na eleição majoritária (prefeito), o que faz concorrer isoladamente nas eleições proporcionais (vereadores). 

O domicílio eleitoral também teve alteração, antes o candidato, para concorrer a um cargo em sua cidade, deveria ter pelo menos um ano morando em sua circunscrição antes das eleições. Agora com a mudança, para 2020 o candidato deve possuir domicílio eleitoral de pelo menos seis meses.


maranhaonoticiasagora.blogspot.com

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE