PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sobe para 88 casos do Covid-19 no Maranhão, diz Governador

Governador Flávio Dino atualiza situação sobre o coronavírus e ...O governador também afirmou que alguns profissionais de saúde foram contaminados e que os EUA bloquearam a chegada de novos respiradores.

Em uma coletiva virtual, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou nesta sexta-feira (3) que subiu para 88 o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão. Inclusive, alguns profissionais da saúde foram contaminados pela doença.

Ao todo, os casos no Maranhão estão registrados em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Açailândia e Imperatriz.
O governador também afirmou que quase todos os 20 leitos do Hospital Dr. Carlos Macieira estão ocupados com pacientes que contraíram a doença. Todos estão com algum tipo de dificuldade respiratória.

Em um outro momento da coletiva, Flávio Dino comentou o cancelamento da venda de respiradores para a Bahia e o Ceará. A carga foi comprada pelo Consórcio Nordeste - que reúne os estados da região - e também era aguardada para o Maranhão.

"Os respiradores também não virão para o Maranhão. Os EUA estão barrando as compras e comprando todo o estoque dos chineses. Nós temos respiradores disponíveis, mas não temos para todo mundo", disse o governador.

Dino também afirmou que estendeu, até o dia 26 de abril, o decreto que suspende aulas em escolas públicas e privadas, além da suspensão do transporte interestadual. O governo também decidiu manter o comércio suspenso e prometeu punição e multas por descumprimento.

Cidades com registros da Covid-19

São Luís - 82 casos
Imperatriz - 02 casos
São José de Ribamar - 02 casos
Açailândia - 01 caso
Paço do Lumiar - 01 caso

Faixa etária dos pacientes
0 a 9 Anos - 02 casos
10 a 19 Anos - Nenhum caso
20 a 29 Anos - 08 casos
30 a 39 Anos - 28 casos
40 a 49 Anos - 22 casos
50 a 59 Anos - 12 casos
60 a 70 Anos - 12 casos
Mais de 70 - 04 casos

Percentual de casos por sexo
Masculino - 49%
Feminino - 51%

Taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 no MA
Total de leitos de UTI - 132
Leitos ocupados de UTI - 19
% de ocupação das UTIs - 14,39%

Taxa de ocupação de leitos clínicos exclusivos para a Covid-19 no MA
Total de leitos - 120
Leitos ocupados - 13
% de ocupação - 10,83%

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

G1/MA

Comentários

  1. Rapaz esse governador Flávio Dino não tem responsabilidade não sei que vc vai pagar tudo que tá acontecendo com o povo maranhense com suas mentiras o senhor sabe bem que governo federal mandou
    Os kits para todos os estados e que o senhor está proibindo de ser despachado para os municípios o povo não acredita mais nas suas mentiras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE