PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Um novo vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China

Segundo um estudo, essa linhagem do vírus da gripe surgiu recentemente na China e tem porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos. A principal preocupação dos cientistas é que o vírus pode sofrer mutação e se espalhar rapidamente entre as pessoas, causando um surto global.

Os pesquisadores dizem que o vírus tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto. Como se trata de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

A nova linhagem de gripe, é semelhante à da gripe suína de 2009, mas com algumas mudanças. O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas.

Foi descoberto evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não tem aparente efeito contra isso, embora possam ser adaptadas, se necessário.
No atual cenário mundial, onde ainda se vive a pandemia do conoravírus, o professor Kin-Chow Chang e colegas que estudam o novo vírus diz que é preciso ficar de olho nele. Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz: “Não devemos ignorá-lo”.

Os cientistas que escrevem na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica, dizem que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

O Imparcial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE