PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Vila Ildemar 27 anos. Temos o que comemorar?


Açailândia – No início do mês de outubro do ano de 1993 chegaram os primeiros moradores para habitarem a então Vila Ildemar. A Vila tem o nome do Prefeito fundador da mesma.

A Vila Ildemar está localizada há cerca de 7 quilômetros do centro da cidade de Açailândia, a vila tem mais 50 mil habitantes e hoje 03/10/2020 faz 27 anos de fundação.

Os moradores da Vila Ildemar grade parte já conquistaram o tão sonhado título definitivo de seus terrenos, isso é motivo de alegria, aquelas famílias que tanto merecem um olhar especial por todos nós.

Na época o local onde hoje está repleto de casas, era uma grande roça de Arroz popular, a roça foi criada pela Prefeitura na época administrada pelo Ex-prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos, a roça foi para as famílias mais carentes de todo o município.

A Vila Ildemar uma das maiores vila do Estado do Maranhão. Motivo de orgulho? Talvez,  devido à falta de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e a sociedade de forma em geral, em virtude da ausência destas politicas, tem crescido muito o número habitacional de forma desordenada, o que faz com que tenha um grande índice de criminalidade, o tráfico de drogas é outra preocupação que os moradores tem, pois as autoridades não se preocupam em proporcionar segurança as famílias que ali moram, a prostituição e trabalho infantil e assim muitos outros problemas que assolam a população da maior vila do estado.  

A Vila Ildemar é uma vila rica, em sua cultura, em seus movimentos sociais, seu povo, sua luta, seu comércio, as grandes empresas com filiais ali, mostra que a vila é desenvolvida, que precisa de fato ter um olhar especial, a Vila Ildemar hoje representa quase metade da população da cidade de Açailândia. O bairro é importantíssima principalmente no cenário politico, em bora muitas vezes os políticos não reconheçam essa importância.

Hoje Negros, Brancos, Mulatos, brasileiros e estrangeiros, ricos e pobres, crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas de diversas religiões escolheram a “Vila Ildemar” para morar, trabalhar, construir família e varias outras coisas.

Mesmo sem um projeto de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida daquela população, lá existem pessoas honestas, trabalhadoras, guerreiras, humildes e ao mesmo tempo sofredoras.

Aos 27 anos de existência, a maior vila do estado não tem nenhum Hospital, não tem nenhuma agência bancaria, tem uma lotérica, não tem nenhuma agência dos Correios, nenhuma delegacia, apenas cerca de 50% de suas ruas estão assasfaltadas ou bloqueteadas, 2 (duas) escolas de Ensino médio para atender 25% dos estudantes da rede municipal e do estado, é isso que representa os estudantes da Vila Ildemar. 

Há 11 anos a Vila ganhou uma Rádio Comunitária (Associação Rádio Comunitária de Açailândia – Arca FM 87,9), fundada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, tem um Polo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, concentra o maior Polo Moveleiro do estado (Pólo Moveleiro de Açailândia), ladeia com a linha de Ferro Carajás, tem uma das mais belas Praças da Região (Praça do Patizal).  

É grande o índice de desemprego, este é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes e até mesmo pais de famílias decidem aderir ao mundo da criminalidade. Infelizmente o mercado das drogas tende a crescer na vila, se alguém não fizer nada para mudar esta realidade o quanto antes. Somente esse ano já foram assassinados 16 jovens, a grande maioria tinham envolvimentos com o mundo do crime.

Aquele povo tanto teme com a insegurança, a falta de saneamento básico e uma série de outros grandes problemas, tem sido motivo de muita preocupação aos pais de famílias que ali moram há muitos anos.

Blog do Carlos Cristiano

Comentários

  1. MUITO BEM A VILA ILDEMAR É UMA GRANDE VILA OU MELHOR DIZER UMA GRANDE VILA ESQUECIDA COMO A MAIORIA DÁS CIDADES BRASILEIRAS TUDO ISSO PORQUE OS POLÍTICOS SÓ QUEREM SE ELEGER E NADA MAIS PORQUE A COMEÇAR PELOS OS GOVERNADORES PREFEITO E DEPUTADOS E VEREADORES QUÊ NÃO EXPÕE OS POTENCIAIS QUE O MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA TEM PÁRA TRAZER FABRICAS PARA SE INSTALAREM NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA PARA GERAR EMPREGO AFIM DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS PORQUE AÇAILÂNDIA ESTÁ SITUADA EM UM LUGAR ESTRATÉGICO PORQUE AQUI NÓS TEMOS FERROVIA QUÊ LIGA COM O SUL TEMOS ESTRADAS QUÊ FAZ LIGAÇÃO COM O NORDESTE COM O NORTE E COM O SUL E COM O CENTRO OESTE ENTÃO AÇAILÂNDIA ESTÁ EM ÚMA POSIÇÃO PRIVILEGIADA É ESTRATÉGICA SÓ FALTA POLÍTICOS QUÊ TENHA VERGONHA NA CARA E QUEIRA TRABALHAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE