PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Governador Flávio Dino inaugura ala materna na Santa Casa de Misericórdia


Na manhã desta quinta-feira (26), em solenidade virtual, o governador Flávio Dino inaugurou a ala da Retaguarda Materna ‘Elisabeth Coelho Vaz’, na Santa Casa de Misericórdia, em São Luís. Uma ala completa, modernizada, totalmente reformada e equipada com 40 novos leitos, para reforçar o atendimento à saúde materno-infantil no Maranhão. Os leitos serão suporte das maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual de saúde.

Em sua fala, o governador Flávio Dino citou as obras na área da saúde concluídas e em andamento, além de pontuar as unidades direcionadas ao atendimento materno da rede estadual de saúde. “É uma conquista relevante. Uma nova maternidade incorporada ao sistema de saúde estadual. Já demos muitos passos importantes na ampliação da rede e só na saúde, são dezenas de obras abrangendo a Região Metropolitana. São ações concretas, tangíveis e visíveis. Que essa ala materna possa representar um conforto às mães e seus bebês, e assim, estamos garantindo que o sistema estadual possa cumprir seu papel de apoiar os sistemas municipais de saúde”, avaliou.

Flávio Dino destacou obras com a conclusão em breve, a exemplo da Policlínica, em Açailândia; e os primeiros leitos na área dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas. “O Governo do Estado está mais preparado hoje e em todas as regiões, com ações responsáveis e sérias na área da saúde. É possível fazer mais com menos e produzir belos resultados. Quando se governa com probidade e honestidade, os resultados aparecem”, enfatizou o governador. Na ocasião, foi transmitido vídeo sobre a estrutura da nova ala, depoimentos de autoridades e profissionais da saúde.

O espaço, que não era reformado desde a década de 70 e servia para realização de partos, agora vai prestar atendimento mais adequado, especializado e humanizado, pontuou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula. “Estamos ganhando uma nova maternidade na rede, como se fosse um novo hospital. O Governo transformou em um espaço completamente reformado, lúdico e adequado às mães. E, ao homenagear Elisabeth Vaz, homenageamos também a enfermagem. Por quatro décadas ela cuidou das mães e essa lembrança é muito merecida”, destacou.

A ala possui recepção, sala de procedimentos/estabilização, posto de enfermagem, alojamento conjunto, farmácia, almoxarifado, sala de Núcleos, além de espaço administrativo. Os atendimentos serão regulados pela rede de maternidades do Estado. A ampliação do serviço assegura atenção humanizada à gestante e integra às ações do Governo em atenção à saúde materno-infantil no estado.

A ala homenageia a técnica de enfermagem maranhense, Elisabeth Coelho Vaz, que de 1960 e 1990, dedicou-se ao atendimento em domicílio de gestantes e recém-nascidos. Nascida em Cajapió, em 1939, aos sete anos mudou para São Luís, após falecimento da mãe. Aos 17 anos, cursou técnico de enfermagem, indo trabalhar no Hospital Português, onde se especializou em obstetrícia. Mesmo aposentada, continuou na função por conta própria. Faleceu de câncer, em abril deste ano, aos 80 anos, em São Luís.

No evento virtual, presenças do vice-governador, Carlos Brandão; representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior, a secretária municipal de Saúde, Natália Mandarino; secretário de Governo, Diego Galdino; secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco; presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande; e demais secretários de Estado.

Governo do Estado

Comentários

  1. MUITO BEM SR GOVERNADOR E AONDE ERA QUÊ O SR ESTAVA DURANTE OS SEIS ANOS QUÊ SR É GOVERNADOR E TEM MAIS UMA COISA EA CLÍNICA DE NEFROLOGIA DE AÇAILÂNDIA QUÊ RUMO TOMOU QUÊ ATÉ HOJE NÓS NÃO SABEMOS QUÊ RUMO TOMOU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE