PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

20 casos suspeitos de variante do novo coronavírus são investigados no Maranhão


No entanto, a Secretaria de Saúde reforçou que, até o momento, não há casos confirmados de novas modificações da Covid-19 em circulação no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando a investigação de 20 amostras referentes a pacientes que tiveram alguma suspeita de Covid-19 no Maranhão, com características que poderiam indicar a presença de uma variante do novo coronavírus.

No entanto, a SES reforçou que, até o momento, não há casos confirmados de novas variantes em circulação no estado do Maranhão. As 20 amostras foram enviadas para investigação e análise no Instituto Evandro Chagas, laboratório referência, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a SES, essas amostras são de pacientes que viajaram para áreas de fronteiras evoluíram a óbito ou apresentam quadro sintomático da Covid-19, bem como os suspeitos de reinfecção com dois testes positivos de RT-PCR em intervalo igual ou superior a 90 dias.

Até o momento, o mundo já catalogou três variantes do novo coronavírus: Uma originária do Reino Unido, uma na África do Sul e outra na Amazônia.

Casos de Covid-19 no Maranhão

Desde o início da pandemia, o estado já registrou, no total, 207.488 casos confirmados e 4.697 mortes pela doença. Já os casos ativos - referente a pessoas que estão em tratamento contra a Covid-19 - estão em alta desde novembro e chegaram a 7201 no estado, neste domingo (31). Destes, 6.399 estão em isolamento domiciliar, 439 internados em enfermarias e 363 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dos casos registrados nas últimas 24 horas, 55 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e 18 nos demais municípios do estado. Até o momento, 195.590 pacientes já se recuperaram da Covid no Maranhão.

Detalhes das mortes

Nas últimas 24h, foram contabilizadas nove novas mortes pelo novo coronavírus no Maranhão nas cidades de Imperatriz (1), Morros (1), Paço do Lumiar (1), Passagem Franca (1), São João Batista (1), Vitorino Freire (1) e São Luís (3).

Desde o início da pandemia, 4.278 profissionais da saúde já foram infectados pela Covid-19, 4.158 se recuperaram da doença e 75 morreram.

Ao todo, a Secretaria de Saúde diz que já realizou 503.331 testes (rede privada + pública) para a Covid-19, sendo que 377.683 casos foram descartados.

G1/MA

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE