PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PRF faz apreensão de carga com queijo sendo transportada de forma irregular, em Açailândia


Em 25 de fevereiro do ano de 2021, por volta das 07h55, no km 543 da BR 316, no município de Caxias/MA, uma equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão M. BENZ/1718, cor branca, de placas do Maranhão, condutor de 42 anos de idade, viajando de Açailândia/MA com destino ao Ceará transportando carregamento de queijo.

Os agentes solicitaram a documentação pessoal, do veículo e da carga tendo o condutor informado que não possuía documentação da mercadoria. A equipe solicitou a abertura do baú para verificar a carga. Na conferência, junto com o motorista, a equipe constatou que o produto transportado era de queijo mussarela, fabricado por uma empresa de Açailândia/MA. O queijo estava acondicionado em barras contidas em caixas de papelão com pesos variados, em média de 24,3kg por caixa. A carga era de aproximadamente 12.000kg.

Indagado sobre o transporte da mercadoria sem documentação fiscal, o envolvido informou que trabalha como motorista na empresa há seis meses. Que sempre faz transporte de mercadorias e que as viagens para os estados do Maranhão e Piauí sempre tem documentação fiscal mas as viagens para o estado do Ceará sempre vai sem documentação fiscal. Disse ainda que era a segunda viagem que ele fazia nesses moldes. Que tanto ele como a empresa sabia que a mercadoria estava sem documentação fiscal.

Diante dos procedimentos foi feito contato com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - AGED e com a Secretaria de Fazenda Estadual - SEFAZ, unidade Timon/MA, que enviou um servidor para a UOP de Caxias para realizar os procedimentos cabíveis. O caminhão juntamente com o motorista autor e a carga completa ficaram no pátio da UOP PRF aguardando a chegada da equipe da SEFAZ/MA.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

PRF

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE