PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

EVENTO DIGITAL VAI APRESENTAR CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA


Evento digital vai apresentar cenários e tendências da educação em tempos de pandemia.

A Jornada de Educação Empreendedora realizada pelo Sebrae em parceria com a Undime terá palestra com o psicólogo e educador Rossandro Klinjey e participação da ‘professora’ Erika, de Coelho Neto.

Há cerca de um ano, as salas de aula em todo o mundo se multiplicaram e ganharam espaço em cômodos das casas de milhões de crianças e jovens.

Repentinamente, a rotina escolar teve que se misturar à doméstica impondo enormes desafios para famílias e educadores.

Os impactos dessa profunda transformação no modelo educacional, que até então era totalmente baseado em formato presencial, ainda estão sendo assimilados e medidos.

Mas um recente relatório emitido pelo Banco Mundial, que analisou o impacto da Covid-19 na educação dos países da América Latina e Caribe, dá algumas noções do que vem por aí na nova educação pós-pandemia.

De acordo com o documento, dois a cada três alunos brasileiros podem não aprender a ler adequadamente um texto simples aos 10 anos; e 70% das crianças do país podem não conseguir se alfabetizar na idade esperada.

A América Latina e o Caribe têm hoje 170 milhões de estudantes e já vivem a chamada “crise de aprendizagem”, com sérios problemas na qualidade e equidade da educação. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a pandemia da Covid-19 impactou mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países, cerca de 91% do total no planeta.

E o que todas essas mudanças trarão de irreversível para a educação formal? Essa é a reflexão que norteará a Jornada de Educação Empreendedora, evento digital que acontece no próximo dia 29, das 16h às 18h, realizado pelo Sebrae no Maranhão e o Centro de Referência em Educação Empreendedora – CER, e a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão – UNDIME-MA. 

O evento marca também as reflexões pelo Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril.

“As transformações e tendências educacionais que têm se consolidado nesse período de enfrentamento da pandemia já estão sinalizando como será o processo de educação a partir de agora, mesmo após a superação da crise pandêmica. Nesse contexto, o Sebrae, que executa o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) também tem adaptado suas soluções e metodologias a esse novo momento da educação e tem empreendido um esforço ainda maior para levar o empreendedorismo para as escolas e universidades públicas e privadas do maior número possível de cidades maranhenses”, diz o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

O evento será transmitido pela plataforma digital do CER, administrado pelo Sebrae Nacional e Sebrae Minas Gerais, e terá como convidado especial o psicólogo, educador e palestrante Rossandro Klinjey, que falará sobre os desafios da Educação no Pós-Pandemia.

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor, Psicólogo Clínico e Mestre em Saúde Coletiva. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de 100 milhões de visualizações e seus perfis têm mais de 2 milhões de seguidores. Autor de vários livros, sendo os mais recentes:

“As cinco faces do Perdão”, “Help: me eduque!” e “Eu escolho ser feliz”.

“Precisamos nos mover em direção aos outros e a nós mesmos para mitigar os impactos negativos. Assim, ficará mais aprendizagem do que dor desse momento”, acredita o palestrante.

Para se inscrever na Jornada de Educação Empreendedora, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae-MA no endereço loja.ma.sebrae.com.br. 

“É um evento voltado para educadores de toda a educação básica e superior do estado. É uma iniciativa gratuita, que tem a intenção de contribuir comesse momento tão intenso de transformação da educação”, explica a gerente da Unidade de Cultura  Empreendedora do Sebrae-MA, Raíssa Amaral, que acrescenta que a instituição ainda promoverá outros eventos digitais voltados para o público de educadores ainda em 2021.

“Essa é a primeira ação de educação dentre a nossa programação do Programa Cidade Empreendedora. Ainda realizaremos outras capacitações digitais, todas gratuitas, para disponibilizar mais oportunidades de capacitação para esses profissionais tão importantes para o futuro das gerações que estamos formando para o cenário pós-pandêmico”, complementa a gerente.

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE