PUBLICIDADE

FLÁVIO DINO ANUNCIA VACINAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PRORROGA MEDIDAS RESTRITIVAS CONTRA COVID-19 NO MA


Além disso, o governador do Maranhão comunicou o lançamento de um serviço de atendimento a pacientes com sequelas do coronavírus.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou em coletiva de imprensa desta sexta-feira (16), a vacinação para profissionais de educação, o lançamento de uma rede para pessoas com sequelas da Covid-19 e a prorrogação das medidas restritivas contra o coronavírus.

De acordo com Dino, profissionais de educação com 55 anos ou mais, que estão na ativa, entrarão nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 no estado. A vacinação terá início na terça-feira (20).

“Esse é o grupo etário que inicialmente vamos alcançar, depois nós vamos modulando, como nós fizemos em outros segmentos. Hoje o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, farão uma live para que eles possam explicar os detalhes da imunização”, disse o governador.

Dino ressaltou que a vacinação contra a Covid-19 vai abranger profissionais de educação da rede municipal, estadual e federal, além das instituições particulares de ensino. O governador explicou, ainda, que a imunização levará em consideração todas as categorias de professores e profissionais da educação que trabalhem em escolas, faculdades e universidades.

Lançamento da Rede Cuidar

Ainda durante a coletiva, o governador anunciou o lançamento da Rede Cuidar, serviço de atendimento a pacientes com sequelas pós-Covid, que também vai incluir acompanhamento psicológico para familiares de vítimas que morreram por conta do novo coronavírus.

“Isso é necessário para a plena recuperação máxima quanto possível, a vista de uma perda sempre intensa dos nossos lares, nas nossas famílias. Então, o governo do estado organizou essa rede que vai ser ampliada com as seguintes especialidades: Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Neurologia, Clínica Médica, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia”, disse.

Segundo o governador, inicialmente o serviço será oferecido no anexo do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, na Policlínica de Santa Inês, Policlínica de Presidente Dutra e Macrorregional de Imperatriz.

Medidas de prevenção contra Covid-19

Flávio Dino também anunciou a prorrogação das medidas restritivas contra a Covid-19, já vigentes no estado, até 25 de abril. Veja, abaixo, as medidas anunciadas que permanecem em vigor:

Estado

Eventos continuam suspensos

Administração Pública estadual: 50% da capacidade e revezamento

Igrejas: 50% da capacidade

Ilha de São Luís

Comércio e indústria: 9 às 21h

Bar e restaurante: até as 22h

Supermercados, academias e salões: 50% de capacidade

Grupo de risco afastado no setor público e privado

Letalidade no Maranhão

Flávio Dino explicou, ainda, que o Maranhão está atualmente com uma taxa de contágio que confirma a hipótese de estabilização, visto que o estado sustenta o patamar de uma das menores taxas de letalidade do Brasil, abaixo de mil por milhão de habitantes. Entretanto, nas últimas semanas, a taxa de letalidade aumentou.

“Nos últimos 14 dias, a letalidade no estado do Maranhão, embora seja a menor do país, cresceu. No que se refere a óbitos, nós tivemos um crescimento em abril de 2020, depois nós tivemos uma queda, veio meses de estabilidade e agora nós tivemos um crescimento de casos nos meses de fevereiro e março”, ressaltou Dino.

Esforço por mais vacinas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem até 28 de abril para decidir sobre a importação em caráter excepcional e temporário de doses da vacina russa Sputnik V.

“Toda a faixa Norte e Nordeste estão empenhadas em buscar mais vacinas. O estado do Maranhão ingressou com essa demanda e o ministro, Ricardo Lewandowski, acolheu nosso pedido e fixou um prazo até 28 de abril. Portanto, daqui há aproximadamente 12 dias, a Anvisa precisa dar a resposta sobre a vacina Sputink”, destacou.

G1/MA


Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE