PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PETISCARIA JQ É A CASA DO PORCO E DO TORRESMO EM AÇAILÂNDIA

Fundada pelo jornalista cozinheiro Jorge Quadros se transformou no ‘point’ de quem saboreia esta especialidade.

Inaugurada em 25 de outubro de 2019 a PETISCARIA JQ se consolidou no mercado devido à ousadia do seu proprietário que pensou numa forma de implantar em Açailândia um ambiente ‘diferente’: servir aos seus inúmeros clientes petiscos suínos. Parece mesmo estranho que numa cidade com pouco mais de cem mil habitantes exista uma casa com essa especialidade.

Jorge Quadros, o proprietário da PETISCARIA JQ é jornalista, escritor, radialista há mais de 40 anos. Há quase quatro anos é diretor da Rádio Marconi FM 101,9 e comanda dois programas na emissora, o primeiro é o Coração Sertanejo, de 05h às 07h de segunda-feira à sexta-feira e o segundo é o Radar 101 com entrevistas, enquetes, participações ao vivo e discussões dos assuntos prioritários da comunidade.

Mas como surgiu a ideia de empreender pelos rumos da gastronomia suína? Em conversa conosco, Jorge Quadros disse que sempre teve um sonho de colocar em prática o que aprendeu ainda criança quando visitava o sítio do seu avô, em Bragança-Pará, que era produtor rural e abastecia parte da cidade com suíno. “Meu avô tinha uma grande propriedade e criava muitos porcos. Pelo menos uma vez por mês havia a matança destes animais para abastecer os açougues da cidade. Mas, uma parte dos suínos ficava para o consumo de todos que moravam neste sítio. E era ali que eu me divertia. Cortava o toucinho, fazia torresmos, assava a ‘passarinha’, ajudava a cortar os miúdos do sarapatel e assava as costelinhas para comer com pimenta. 

O sonho foi adiado por muitos anos, até que um dia, anos depois de estar exercendo a profissão de radialista, teve a oportunidade de se mudar para o Estado de Goiás. Na cidade de Silvânia fez amizades com vários produtores rurais e despertou para a gastronomia. Mesmo assim, sem que as pessoas soubessem começou a pesquisar tudo o que encontrava sobre a culinária suína. Voltando de Goiás retornou ao Estado do Pará, precisamente para a cidade de Paragominas e anos mais tarde para a cidade Açailândia, no Maranhão.

Ao assumir a Rádio Marconi FM, vislumbrou a possibilidade de realizar o sonho de criança quando surgiu a oportunidade de alugar um espaço que funcionava como bar. “Meu intuito era fazer um negócio bem pequeno para atender aos amigos. Nada muito especial, mas que tivesse uma pegada ‘rústica’. Até então, tudo era uma incógnita. Para se ter uma ideia, nem a minha esposa sabia que eu estava comprando os equipamentos e guardando num depósito da emissora. Começamos no dia 25 de outubro de 2019 com uma variedade de petiscos que foram sendo retirados do cardápio paulatinamente. Nosso objetivo era chegar aonde chegamos, com 99% do cardápio de carne suína. Nos especializamos nisso e contratamos pessoas que tivessem interesse em aprender a trabalhar com essa carne maravilhosa. Hoje, graças à Deus, nossos pratos são disputados. Não temos nada de mirabolante. O ambiente tem estilo rústico, nossos pratos são rústicos e nossos sabores são de tempero de colônia, de fazenda. Os pratos principais são o Torresmo de Rolo e o Torresmo de Boteco”, diz o jornalista cozinheiro.

Conhecida como a Casa do Porco de Açailândia, a PETISCARIA JQ se tornou referência em carne suína e por oferecer um ambiente aconchegante e muito familiar. Som baixo e com repertório voltado para a MPB, luz ambiente que remete à um estado de tranquilidade e apenas dez mesas. Uma grande parte da clientela recebe o alimento através do delivery, mas o gostoso mesmo é sentar com a família, os amigos e degustar os pratos servidos com muito carinho. “Temos muito à aprender no ramo, mas estamos avançando bastante. Nossos clientes são exigentes, mas participativos. Nos dão muitas ideias e sempre nos orientam em como melhorar em alguns aspectos”. 

Com o apoio da esposa Clau Quadros, que sempre está atenta aos pormenores, Jorge Quadros criou dois ambientes distintos na PETISCARIA JQ. De um lado o bar que serve drinks especiais, com destaque para a ‘nevada de vodka’ e do outro uma espécie de hamburgueria. Mas adivinhem o que serve no hambúrguer que ele insiste em dizer que é sanduíche: quem pensou carne de porco, acertou. 

Vale a pena conhecer a PETISCARIA JQ e se deliciar com os petiscos suínos. O endereço é na Vila Bom Jardim, Rua Arassuaí, na esquina da Rádio Marconi FM. O número para Delivery é o 99.99230.6280. Conheça a Casa do Porco pelo Instagram @petiscaria_jq.

Informe Publicitário

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE