PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ABATEDOURO DE AÇAILÂNDIA COM REGISTRO NA AGED/MA VAI RECEBER CERTIFICADO SISBI


O Governo do Maranhão segue avançando para que os produtos com qualidade, fabricados no estado, cheguem à mesa dos consumidores em todo Brasil. Essa realidade já é possível desde 2019, quando o Maranhão obteve o reconhecimento, conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria nº 274, a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). 

A categoria de leite e derivados foi a primeira a ser incluída ao SISBI e o estado já tem três estabelecimentos deste segmento habilitados a terem os produtos comercializados em todo o Brasil, sendo um em São Luís dois na região Tocantina.

Em dezembro de 2020, o Mapa ampliou a inclusão ao SISBI para o setor cárneo. E nesta sexta-feira (25), em solenidade virtual, às 10h, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) fará a entrega do certificado SISBI ao primeiro abatedouro frigorífico que está habilitado a comercializar a carne bovina em todo país.

O Frigorífico Friagro, situado no município de Açailândia, tem capacidade para abater 20 animais/hora e de receber em suas instalações até 200 cabeças/dia. A comercialização de seus produtos abastece toda a região. Sua produção, com adesão ao SISBI, vai chegar ao mercado nacional, mostrando que o Maranhão produz com qualidade e segurança o alimento que chega até a mesa do consumidor.

Avanços

Assim que o SISBI foi ampliado para o escopo cárneo, a AGED promoveu reunião com os proprietários e responsáveis técnicos dos 10 abatedouros registrados no SIE para tratar sobre o Sistema e as vantagens de aderir ao serviço. A reunião buscou esclarecer as dúvidas dos empresários do setor para fazer a adesão ao SISBI, além de expor o passo a passo necessário para solicitação do Serviço.

Dentre as principais vantagens de adesão ao Sistema estão: melhoria na prestação de serviço à população; garantia de alimentos seguros; respeito ao Código de Defesa do Consumidor; estímulo à formalização das agroindústrias, ampliação do mercado consumidor dos estabelecimentos; incremento na geração de empregos e renda; fixação de mão de obra no campo e atração de mais agroindústrias para a região.

O Governo do Maranhão tem trabalhado com o objetivo de gerar mais trabalho, mais renda e alavancar o agronegócio do Estado, fazendo com que os produtos maranhenses cheguem ao mercado nacional.

SERVIÇO

O quê: Entrega do Certificado SISBI ao Abatedouro Frigorífico Friagro.

Quando: Nesta sexta-feira (25), às 10h.

Onde: Canal do Youtube Educação Sanitária da AGED/MA  https://www.youtube.com/channel/UCMJspWEZaruktM45BQqe_aw

Contato: (98) 99135-2197 - Ascom AGED/MA

Deixe sua contribuição ao portal Carlos Cristiano Noticias! Nosso PIX:

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE