PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MARANHÃO - HEMONÚCLEOS SOFREM COM A QUEDA DAS DOAÇÕES DE SANGUE DEVIDO À PANDEMIA


No mês passado, dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontaram uma queda de 10% nas doações de sangue no ano de 2020 em relação a 2019, mostrando um cenário preocupante. A pesquisa também aponta como a pandemia tem impactado a dinâmica dos hemonúcleos espalhados pelo Brasil. No Maranhão, os hemonúcleos estão espalhados pela capital e pelas cidades de Imperatriz, Caxias, Balsas e Santa Inês, além de polos localizados em Pedreiras, Pinheiro e Codó.

Diante dessa queda e necessidade de aumento no estoque das bolsas de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) lançou recentemente uma campanha que leva o tema “Doação é como seu coração, não pode parar”. Em paralelo, o Centro também está promovendo diversas atividades dentro da campanha “Junho Vermelho”, para incentivar a solidariedade das pessoas na hora de doar sangue.

“O sangue e seus hemocomponentes são mecanismos importantes para tratamentos e intervenções de urgência, como acidentes e desastres, além de alguns casos de complicações geradas pela Covid-19”, explica a professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED - FAMEAC) e especialista em hematologia clínica, Rayssa Bueno.

A profissional ainda ressalta que a pessoa não terá nenhum tipo de malefício ao fazer a sua doação, pois o processo é seguro e saudável, possibilitando a renovação das células sanguíneas e, inclusive, o maior benefício de todos, que é a sensação de dever cumprido e amor ao próximo.

Segundo as informações do Ministério da Saúde, os hemonúcleos têm promovido ao redor do Brasil o agendamento das doações, para maior segurança dos doadores e garantia do distanciamento social.

Critérios para a doação

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

Números dos Hemonúcleos do Maranhão para agendamento:

São Luís: (98) 9162-3334 (WhatsApp)

Santa Inês: (98) 99169-8710 (WhatsApp e ligação)

Pedreiras: (99) 98152-2444 (somente ligação)

Caxias: (99) 99164-0230 (somente ligação)

Codó: (99) 98144-0081 (WhatsApp e ligação)

Pinheiro: (98) 98526-8926 (WhatsApp e ligação)

Imperatriz: (99) 9178-2541 (WhatsApp)

Balsas: (99) 3541-5666 (ligação)

Assessoria de Imprensa

Faculdade de Medicina de Açailândia - FAMEAC

Deixe sua contribuição ao portal Carlos Cristiano Noticias! Nosso PIX:

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE