PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: MUNICIPIO COMEÇA A APLICAR 3ª DOSE DE VACINA CONTRA A COVID-19 EM IDOSOS COM MAIS 60 ANOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

VACINAÇÃO DA 3ª DOSE PARA IDOSOS DE 60 ANOS OU MAIS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E PARA PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO INICIA NESTA QUARTA-FEIRA.

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, dia 29, vacinação com dose adicional (3ª dose) para idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde que tenham recebido a 2ª dose há mais de 5 meses, e também para pessoas com alto grau de imunossupressão, com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

Consideram-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

Imunodeficiência primária grave;

Quimioterapia para câncer;

Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

Pessoas vivendo com HIV/Aids;

Uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais.

Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação de uma nova dose foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização COVID-19 (CTAI) que consideraram o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

Como receber o imunizante

Para receber a dose adicional, o idoso deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de vacina, cartão dos SUS, CPF, RG. Os profissionais da saúde: Carteira de vacina, cartão dos SUS, CPF, CNS, Contracheque ou Declaração de Trabalho. E o paciente imunossuprimido deve apresentar Carteira de vacina, cartão dos SUS, CPF, RG, Laudo médico ou comprovante da doença autoimune.

Com os documentos em mãos, procurar uma das unidades de saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, hoje e durante toda a semana das 8h às 11h30min.

Confira os locais:

UBS RESIDENCIAL TROPICAL - Avenida Kennedy - Praça da PEC - Vila Ildemar

UBS JARDIM AMÉRICA - Rua Santa Clara, 35 – Jardim América

UBS LARANJEIRAS - BOM JARDIM - Rua Raimundo Pimentel Filho – Vila Bom Jardim

UBS JOSÉ FRANCISCO GONÇALVES SOUSA - Rua 5 Qd. 12 Lt. 1 - Massaranduba – Piquiá de Cima

UBS Dr. DALVADÍSIO MOREIRA DOS SANTOS - Rua Rio Grande, 1080-1220 - GETAT

UBS OURO VERDE- Rua Coelho Neto, 01 – Ouro Verde

UBS JACU – SUNIL - Rua Bento Gonçalves, 01 Qd. 07 Lt. A1 – Residencial Primavera

UBS MARIA DO CARMO CARNEIRO LIMA - Rua 20 01 QD 161 - Vila Ildemar

Orientações do Ministério da Saúde referentes à co-administração das vacinas covid-19 e as demais vacinas do calendário vacinal.

Frente à necessidade de ampliação das coberturas vacinais e minimização de oportunidades perdidas.

Considerando a ampla experiência prévia com a administração simultânea de múltiplas vacinas de diferentes plataformas.

Considerando já ter sido possível acumular experiência de uso das vacinas covid-19 em cenário de vida real com detalhamento do perfil de segurança destas vacinas. Tendo por base as discussões realizadas no âmbito da Câmara Técnica em Imunização da Covid- 19. O Ministério da Saúde opta por, neste momento, atualizar as recomendações referentes à co-administração das vacinas covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo entre as vacinas covid-19 e as demais vacinas em uso no país.

Desta forma as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.

Sem necessidade de agendamento, a campanha da 1ª e 2ª doses segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, nas UBS’s divulgadas acima com a vacina PFIZER, e na quadra do Tributos, das 8h às 14h, com a vacina da CORONAVAC.

ASCOM

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE