PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: SEAGRI REALIZA AÇÃO ITINERANTE NO ASSENTAMENTO CONQUISTA DA LAGOA


Na manhã de sexta-feira (17), a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, estará na comunidade da Conquista da Lagoa em uma Ação Itinerante.

Com a finalidade de proporcionar uma gestão mais participativa junto aos agricultores familiares, o secretário de Agricultura, Antônio Filho, acredita que essa junção participativa determinará as prioridades, trazendo conhecimento das necessidades e traçando os caminhos necessários para construção de uma Secretaria mais forte, confiante e com estrutura capaz de atender às demandas dos produtores familiares.  

Toda a equipe que faz parte da SEAGRI: secretário, técnicos, analistas e profissionais do quadro funcional da pasta, em parceria e com apoio de outras instituições públicas e privadas, vão até a comunidade para dialogar com as pessoas do campo, oferecendo os serviços disponíveis,  apresentando os programas e projetos, além de oferecer a assessoria técnica direta, através de seus departamentos e instituições parceiras desta ação, como BNB – Banco do Nordeste, FAVALE – Faculdade Vale do Aço, IFMA – Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia, CFR –Casas familiares Rurais, e órgãos de assessoria rural: AGERD – Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão e AGERP – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão.

As ações visam criar uma proximidade entre a Secretaria e o produtor, estabelecendo o vínculo a partir do conhecimento de sua realidade ao ouvir suas demandas, além de levar informações do Censo da Agricultura. O evento é aberto ao público e tem como objetivo divulgar as informações, programas e serviços realizados pela SEAGRI e seus parceiros.

Os parceiros desse projeto vão disponibilizar informações, capacitações, palestras, numa linha de assistência técnica e oferecimento de produtos a partir de suas experiências e conhecimentos práticos para os trabalhadores rurais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

09h00 – Abertura da Ação Itinerante – Fala do Secretário de Agricultura, Antônio Filho;

Roda de Conversa 01:

FAVALE - Consultoria ‘‘Técnica na Criação de Animais’’ (Prof.: Jefferson Ribeiro Bandeira e Tercya Lúcidi de Araújo Silva)

Roda de Conversa 02:

SIM – Serviço de Inspeção Municipal. ‘‘Seja um produtor Legal, legalize sua produção e aumente sua renda’’ (Rodrigo da Silva Almeida – Zootecnista e Renata Rodrigues Sorvos – Médica Veterinária)

Roda de Conversa 03:

Banco do Nordeste – ‘‘Orientações de Acesso ao crédito via PRONAF’’ (Antônio Brito e Antônio Luís Andrade)

Roda de Conversa 04:

Programa de Aquisição de Alimentos: PAA - Alimentos, PAA-Leite (Josélia Basta e Coordenação da Cooperava responsável pelo beneficiamento Leite)

Roda de Conversa 05:

Extensão Rural SEAGRI - Técnicas para controle natural de pragas e doenças e cadastramento para receber sementes. (Lucas Norte - Técnico Agropecuário; Cristiano Neto – Engenheiro Agrônomo; Osmar Rabelo - Técnico Agropecuário)

Roda de Conversa 06:

Casa Familiar Rural de Açailândia - ‘‘Conheça a Casa Familiar Rural de Açailândia, uma entidade de formação técnica e para a vida de filhos e filhas de agricultores tradicionais do Campo.’’

14h00 – Atividade de Encerramento

EXPECTATIVAS

Durante o encontro, espera-se que os participantes possam esclarecer as dúvidas e trocar informações para contribuir com as ações desenvolvidas no campo e em todo o trabalho agropecuário, criando um espaço democrático, de participação popular, com elaboração de propostas e apresentação de demandas, resultando no fortalecimento das relações sociais, nutrindo a proximidade e a confiança entre os agricultores e agricultoras com a Secretaria de Agricultura, entendendo sua estrutura de organização e de demandas com ações, programas, departamentos e a demanda de política pública, bem como aproximar todos os técnicos, analistas, assessores e a gestão administrava com as comunidades rurais.

Proporcionar e fortalecer uma relação de confiança com diálogo com os agricultores, escutando suas demandas de realizações e desafios, através da troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos e realizar o “censo” produtivo da comunidade.

Aproximar a estrutura da secretaria às comunidades rurais do município; Garantir um momento de diálogo com os agricultores;

Disponibilizar assistência técnica através da equipe técnica da Secretaria; Socializar conhecimentos e experiências entre os envolvidos;

Realizar “censo” produtivo da comunidade, com as características produtivas dos produtores(as) participantes.

Sobre a SEAGRI:

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca é o órgão da Prefeitura Municipal de Açailândia responsável por propor, implantar, coordenar e apoiar políticas de desenvolvimento da agricultura, pesca bem como, promover o levantamento das necessidades da população rural do município.

Tem como missão promover o apoio, incentivo, estímulo à atividade do produtor familiar rural que trabalha em regime da economia familiar, assistência técnica e promovendo a articulação das atividades rurais existentes com os programas em cada esfera do governo local, estadual e nacional.

Com planejamento de ações e políticas públicas que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem na área de abrangência deste equipamento, assegurando maior participação da população de baixa renda em projetos desenvolvidos pela secretaria.

Além da elaboração de um plano de ação para se conhecer as demandas da localidade, a fim de nortear as ações da SEAGRI, que serão desenvolvidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

ASCOM

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE