PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: MUNICIPIO PARTICIPA DE SIMPÓSIO DOS NÚCLEOS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR PARA FORTALECER AS AÇÕES NAS UNIDADES

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar nas unidades de saúde do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (25), o Simpósio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). O encontro foi voltado para profissionais que atuam nas unidades e nesses núcleos, que são portas de entrada das doenças e agravos que podem se constituir como uma emergência de saúde pública.

Açailândia esteve representada pela servidora Gianna Maria Costa Lima, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HMA, e foi quem apresentou os dados e as suas ações voltadas à Vigilância Epidemiológica Hospitalar do município durante o simpósio. Assim como Açailândia houve a participação de outras cidades, entre elas,  Caxias, Imperatriz, São Luís e Barra do Corda. 

Gianni Maria Costa Lima fala sobre a participação no evento, “O simpósio vem fortalecer esses núcleos, demonstrando a importância do apoio do governo federal e estadual na atuação do nosso núcleo de vigilância hospitalar. O que se faz necessário, levando em consideração o cenário pandêmico da covid 19, que necessita de um olhar mais minucioso para o setor dentro do hospital, já que somos porta de entrada de doenças que são de notificação compulsória”, afirmou. 

O simpósio contou com a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde para acompanhamento dos núcleos hospitalares de epidemiologia. “Estamos trabalhando em conjunto com os estados para trazer essa reestruturação da rede. Foi com esse fortalecimento e essa ampliação que saímos de 238 núcleos para 675 núcleos”, afirma Giovana Ferreira Costacurta, representante do Ministério da Saúde.

O evento foi voltado para representantes dos institutos que administram a Rede Hospitalar do Estado; coordenadores dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar habilitados na Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh); coordenadores de enfermagem dos hospitais que possuem Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) habilitados; Núcleo do Ministério da Saúde no Maranhão; e representantes dos municípios que estão participando dos Plano de Fortalecimento e Ampliação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

ASCOM/PMA

Comentários