PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: REUNIÃO DO COMITÊ DE APLICAÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO - MEG - TR

Dia 19 de outubro, foi realizada a segunda reunião do Comitê de Aplicação do Modelo de Excelência em Gestão - MEG – Tr – de Açailândia. Esse comitê tem por objetivo estimular e apoiar órgãos e entidades públicas, que operam transferências da União, adotando práticas de excelência em Gestão. Formado por um grupo multidisciplinar com representantes de diversas secretárias do governo municipal.

Seguindo a orientação do prefeito Aluísio o município vai adotar e implantar o modelo. Para o assessor Especial da Secretaria de Governo, Adriano Oliveira, “É primordial que a cidade de Açailândia esteja atualizada e sintonizada com essas boas práticas de gestão do governo federal. Isso será uma ferramenta importante na otimização da gestão municipal para que ela se torne cada vez mais eficiente. É um planejamento estratégico que vai resultar em mais efetividade no repasse e aplicação de recursos”, esclareceu.

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor. 

Benefícios

Fortalecimento da governança

Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento

Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações

Promoção da cooperação interna

Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos

Sinergia na comunicação entre os parceiros

Melhoria de processos

Construção colaborativa de soluções e melhorias

Gestão pública +ÍNTEGRA, +INTEGRADA, +INOVADORA, +TRANSPARENTE, +SIMPLES e +EFETIVA

Quem deverá aplicar?

Órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.

Para aplicação, a organização deverá aderir ao MEG-Tr, mediante ciência aos compromissos a serem assumidos pela organização para implementação do Modelo. O Termo de Adesão está disponível para o gestor da organização no Sistema de Melhoria da Gestão.

Como aplicar?

Além do calendário de capacitações presenciais, foi disponibilizado curso EAD na Escola Virtual de governo sobre o MEG-Tr.

O Ministério da Economia disponibilizou material que viabilizará a aplicação dos instrumentos, bem como informações sobre o Sistema de Melhoria da Gestão para os municípios brasileiros.

ASCOM/PMA


Comentários