PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARABÉNS VILA ILDEMAR POR SEUS 28 ANOS!




No dia 03 de outubro do ano de 1993 chegaram os primeiros moradores para habitarem a então Vila Ildemar. A Vila tem o nome do Prefeito fundador da mesma.

A Vila Ildemar está localizada a cerca de 7 quilômetros do centro da cidade de Açailândia, a vila tem mais de 50 mil habitantes e este ano faz 28 anos de fundação.

Boa parte dos moradores da Vila Ildemar tiveram uma grande conquista ao poderem tirar os títulos definitivos de seus terrenos, isso é motivo de alegria, aquelas famílias que tanto merecem um olhar especial.

Na época o local onde hoje está repleto de casas, era uma grande roça de Arroz popular, a roça foi criada pela Prefeitura para os mais necessitados de todo o município.

Em 2005 a Vila Ildemar ocupava o ranking de maior Vila do Estado do Maranhão. Motivo de orgulho? Talvez. Devido à falta de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e a sociedade de modo em geral, em virtude da ausência desta politica, tem crescido muito o número habitacional de forma desordenada, o que faz com que tem um grande índice de criminalidade, o trafico de drogas é outra preocupação que os moradores tem, pois as autoridades não se preocupam em proporcionar segurança as famílias que ali moram, a prostituição e trabalho infantil e assim muitos outros problemas que assolam a população da maior vila do estado.  

A Vila Ildemar é uma vila rica, em sua cultura, em seus movimentos sociais, seu povo, sua luta, seu comércio local, as grandes empresas com filiais ali, mostra que a vila é desenvolvida, e tem potencial, que precisa de fato ter um olhar especial. A Vila Ildemar hoje representa quase metade da população da cidade de Açailândia. O bairro é importantíssimo principalmente no cenário político, embora muitas vezes os políticos não reconheçam essa importância.

Hoje Negros, Brancos, Mulatos, brasileiros e estrangeiros, ricos e pobres, crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas de diversas religiões escolheram a “Vila Ildemar” para morar, trabalhar, construir família e varias outras coisas.

Mesmo sem um projeto de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida daquela população, lá existem pessoas honestas, trabalhadoras, guerreiras, humildes e ao mesmo tempo sofredoras.

Há 28 anos de existência, a maior vila do estado ainda não tem nenhum Hospital, não tem nenhuma agência bancária, tem uma lotérica, não tem nenhuma agência dos Correios, nenhuma delegacia, apenas 30% de suas ruas estão asfaltadas ou bloqueteadas, 2 (duas) escolas de Ensino médio para atender 25% dos estudantes da rede municipal e do estado, é isso que representa os estudantes da Vila Ildemar. 

Há 12 anos a Vila ganhou uma Rádio Comunitária (Associação Rádio Comunitária de Açailândia – Arca FM 87,9), fundada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, tem um Polo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, concentra o maior Polo Moveleiro do estado (Pólo Moveleiro de Açailândia), ladeia com a linha de Ferro Carajás, tem uma das mais belas Praças da Região (Praça do Patizal).  

É grande o índice de desemprego, este é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes e até mesmo pais de famílias decidem aderir ao mundo das drogas. Infelizmente o mercado das drogas tende a crescer na vila, se alguém não fizer nada para mudar esta realidade o quanto antes.

Aquele povo tanto teme com a insegurança, a falta de saneamento básico e uma série de outros grandes problemas, tem sido motivo de muita preocupação aos pais de famílias que ali moram há muitos anos.

Portal Carlos Cristiano Noticias


Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE