PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: MUNICIPIO RECEBE APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO “ENSINA BRASIL”

A Secretaria de Educação recebeu nesta terça-feira, 09/11, representantes da Organização “Ensina Brasil” no auditório SME. O Programa Ensina Brasil é uma rede que forma jovens talentos e os disponibiliza como professores da rede pública por um período de dois anos. 

A secretária de Educação, Karla Nascimento, entrou em contato com a ONG virtualmente para um bate-papo com participantes do “Ensina Brasil” e inscreveu Açailândia para participar. Representantes do programa apresentaram para a equipe técnica da secretaria como funciona e qual a atuação dos profissionais nas escolas.

O coordenador do Ensina Brasil, André Marinho, ressaltou que o objetivo do programa do Ensina Brasil é atrair e selecionar jovens recém-formados, comprometidos com a transformação social, para atuarem como professores em escolas públicas de contexto vulnerável. São jovens vindos de todo o Brasil, são pessoas incríveis, para trabalhar aqui em Açailândia como professores. Eles trazem uma formação de metodologias ativas, uma formação inovadora para atuar e mudar a realidade, trabalhando junto com a secretaria, com as equipes docentes das escolas, já que eles vêm de um programa de desenvolvimento de aprendizagem e colaboração para mudar a realidade das escolas localizadas em área de vulnerabilidade social e baixo rendimento escolar.

Júlia Whollf, analista de relações do Ensina Brasil, falou da atuação da ONG no estado e da qualidade dos profissionais que fazem parte do programa. A organização Ensina Brasil já atua no Estado do Maranhão, nas escolas estaduais. A expectativa é aumentar essa atuação trazendo novos professores. Eles são todos recém-graduados em cursos distintos e vindos de universidades federais e privadas, de estados diferentes, chamados Ensinas, que farão parte do corpo docente das escolas onde atuarão por dois anos.  Parte importante do processo é a interação com os professores locais e comunidade escolar.

A secretária Karla Nascimento acrescenta que a parceria com o Ensina Brasil é uma oportunidade para ajudar o município e alunos da rede pública. “É uma oportunidade ímpar para o município de Açailândia poder receber o programa do Ensina Brasil, onde eles estão dando a oportunidade para a rede municipal receber profissionais da educação com experiência nos anos finais e nos ajudar a melhorar a qualidade do ensino. Os alunos ganham muito com isso, porque eles vão receber toda a orientação e acompanhamento também da instituição, ajudando na formação pedagógica dos professores e com resultado disso melhora a qualidade do ensino que vamos ofertar”, disse. 

ASCOM


Comentários