PUBLICIDADE

AÇAILÂNDIA: PREFEITURA PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE O NOVO FUNDEB


A Secretária Municipal de Educação de Açailândia, Karla Janys Nascimento, juntamente com o Contador Geral do Município, Eduardo Souza Lima, e contador da Educação, Mário Santos, participaram de palestra realizada pela UNDIME-MA – União dos Dirigentes Municipais de Educação na capital. O evento aconteceu na última sexta-feira(12), o, no auditório do Hotel Luzeiros, e contou com o tema "Novo FUNDEB: Como utilizar o VAAT?".

O intuito do evento foi para discutir o Novo FUNDEB com secretários municipais de Educação, secretários municipais de Finanças e Contadores das prefeituras. Participaram do evento também alguns prefeitos dos municípios maranhenses.

O encontro abordou os temas: Novo FUNDEB: Regulamentação e operacionalização do Novo FUNDEB; O que muda na Prática? Repasse, execução e prestação de contas; Orientações sobre organização da folha de pagamento; Novo FUNDEB e os Planos de Cargo e Carreira; Como utilizar o recurso do VAAT? FUNDEB 70% e 30%, regulamentação e organização.

O evento contou especialistas em Educação como os palestrantes: Cleuza Repulho e Carlos Eduardo Sanches, e o mediador Paulo Buzar; Tendo como objetivo aprimorar os serviços prestados pelas secretarias. 

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) traz mais recursos da União para estados e municípios, destina valores exclusivos para a educação infantil e apresenta uma nova sistemática de distribuição de recursos, além de reforçar o controle social.

Conforme o secretário de educação, Karla Nascimento, esse evento busca contribuir com o propósito de garantir que todos os aprimoramentos do novo FUNDEB possam resultar na melhoria efetiva da qualidade da educação básica pública em nosso estado e Brasil.

ASCOM/PMA



Comentários