PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE PARK

PUBLICIDADE PARK

BRASÍLIA: DEP. FED. BIRA DO PINDARÉ É ELEITO O NOVO LÍDER DO PSB NA C MARA DOS DEPUTADOS

O deputado federal Bira do Pindaré (MA) foi eleito, por unanimidade, o líder da bancada do PSB na Câmara em 2022, na manhã desta terça-feira (14). O pernambucano Danilo Cabral passa o bastão para o maranhense que ocupará a função a partir de fevereiro.

Bira é reconhecido por sua habilidade para lidar com pautas complexas e grande capacidade de diálogo. Durante a reunião, os deputados reforçaram os desafios que ele terá pela frente com o ano eleitoral e a necessidade de enfrentar os desmandos do governo do presidente Jair Bolsonaro.

“Fui escolhido por consenso para ser o líder do PSB em 2022. É uma honra assumir essa missão e sou grato pela escolha. Estamos firmes, trabalhando pela unidade do PSB e, sobretudo, para conseguirmos uma vitória grandiosa no país com a unidade da esquerda em torno de um projeto comum”, afirmou o novo líder em suas redes sociais. Bira também salientou que este é o momento de “dar a volta por cima e construir uma grande convergência”.

Entre os compromissos firmados estão a preservação do alinhamento da bancada com o partido, o respeito às limitações de cada parlamentar que compõe uma bancada diversa, a interlocução com o Executiva Nacional e a alternância na liderança. Em sua fala, agradeceu aos colegas e falou da sua história.

“Ser escolhido por vocês como líder do meu partido é motivo de muito orgulho. É um simbolismo muito grande. Maranhão é um estado quilombola, de um povo preto que lutou muito pela liberdade, contra a escravidão. Hoje eles estarão orgulhosos de ter uma pessoa da minha origem, com a minha história, assumindo a liderança do PSB.”

Ao longo da reunião, a bancada elogiou a abertura ao debate promovida neste ano pelo líder Danilo Cabral, e sua habilidade para congregar e mediar diferentes ideias. “O senhor conduziu a bancada com maturidade, sabedoria, firmeza”, reconheceu o deputado federal Marcelo Freixo (PSB- RJ).

Trajetória

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, bancário, professor e advogado, Bira do Pindaré foi eleito em 2018 deputado federal com 99.598 votos. Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, nasceu na cidade de Pindaré-Mirim, mas migrou para São Luís, capital maranhense, aos 2 anos de idade.

Fez parte da Assessoria Especial do governador Jackson Lago, na coordenação dos fóruns de participação popular.

No primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em 2010, abriu mão de regalias como auxílio-moradia e salários extras e se destacou pela luta por justiça social e em defesa das comunidades, dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, quilombolas, mulheres e ao lado dos sindicatos.

A convite do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), assumiu a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2015.

Eleito deputado federal com quase 100 mil votos e gastando apenas sola de sapato, como costuma dizer, Bira do Pindaré traz para a Câmara Federal a luta que marca sua trajetória. Sempre ao lado do povo, dos movimentos sociais, sindicais, dos trabalhadores rurais, urbanos e servidores públicos; em defesa da igualdade racial, do fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade, da agricultura familiar, da pessoa com deficiência, da qualificação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da segurança pública para todos e todas.

É presidente da Frente Parlamentar Quilombola e foi o responsável pela criação, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Subcomissão Permanente pelo Combate ao Racismo. Integra as Comissões de Educação (CE); Constituição e Justiça (CCJ); Direitos Humanos (CMDH); Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), além da Comissão Especial da PEC 32 e é suplente na Comissão Mista de Orçamento.

Oposição orgânica ao governo Bolsonaro, tem postura combativa e atuou com firmeza na luta contra a Covid-19, contra a Reforma da Previdência, a PEC dos Calotes e tem se destacado contra a PEC 32, da Reforma Administrativa.

PSB/BRASILIA


Comentários

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE SKIL

PUBLICIDADE SKIL