PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE PARK

PUBLICIDADE PARK

MARANHÃO: MAIS DE 13 MIL CONDUTORES JÁ FORAM MULTADOS ESSE ANO PELO USO DE CELULAR NO TRANSITO

Grande parte desse tipo de infração tem maior registro em São Luís.

Apesar de proibido por causa do alto risco de acidentes, dirigir segurando ou manuseando o celular tornou-se comum por condutores no Maranhão. Só no ano de 2021, 13.202 condutores foram flagrados cometendo essa infração de trânsito em todo o estado. Em 2022, já foram 963 registros deste tipo de infração no estado. Os números compõem as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Grande parte desse tipo de infração tem maior registro em São Luís. Em 2021, 10.162 condutores foram autuados utilizando o celular ao volante. Em 2022, já foram 297 registros na capital maranhense.

O diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, alerta que utilizar o celular enquanto dirige é infração gravíssima e um risco à vida. “Os números desse tipo de infração são altos e podem nem retratar a realidade, pois, apesar da fiscalização presencial e eletrônica, é comum vermos condutores manuseando o celular no trânsito tanto com o veículo em movimento quanto parado em semáforo ou engarrafamento, casos também proibidos pela legislação”, afirma o gestor.

David Ximenes lembra que a única forma segura de utilizar o celular dentro do carro ou utilizando moto é parar esses veículos em um local seguro. Nunca no trânsito.

“A desatenção no trânsito, ainda que por um segundo, pode ser fatal. Mesmo quando você atende o celular no viva-voz, você tira sua atenção do trânsito e pode se envolver em um acidente. Então, o correto é esquecer o celular enquanto dirige o veículo ou, se for algo urgente, parar o veículo no acostamento ou outro local seguro e manuseá-lo, seja para atender chamada, ou enviar, ouvir ou ler mensagem. Além de preservar sua vida e de outras pessoas, o que é mais importante, você evita multas, perda de pontos em sua Carteira de Habilitação e prejuízos financeiros”, afirma David Ximenes.

O gestor destaca que o Detran-MA, por meio de sua Coordenação de Educação para o Trânsito, realiza, durante todo o ano, campanhas e ações educativas para sensibilizar a sociedade para a importância e o papel de cada um na construção de um trânsito seguro. “Cumprimos nosso papel de fiscalizador e educador. Vamos às ruas, escolas, empresas e outros pontos públicos para orientar as pessoas sobre as regras de trânsito e como é necessário praticar a empatia, mas precisamos de uma força-tarefa da sociedade para que tenhamos um trânsito mais seguro. Hoje, o uso do celular no trânsito tornou-se um vilão, que precisa ser combatido por todos nós”, enfatiza David Ximenes.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir segurando ou manuseando o celular, é infração gravíssima, punida com multa de R$ 243,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O IMPARCIAL

Comentários

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE SKIL

PUBLICIDADE SKIL