PUBLICIDADE

PUBLICIDADE PARK

PUBLICIDADE PARK

MARANHÃO: BRANDÃO TEM VANTAGEM DE 11 PONTOS NA CORRIDA PARA O GOVERNO

Pré-candidato do PSB aparece na pesquisa realizada pelo Econométrica/O Imparcial com 34,8% das intenções de voto, contra 23,6% de Weverton Rocha.

A primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições do governo do Maranhão realizada pelo Instituto Econométrica, aponta o atual governador Carlos Brandão na ponta da corrida para assumir o Palácio do Leões em 2023, além de um empate técnico entre Lahésio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes (PTB) e o senador Weverton Rocha (PDT).

O levantamento foi realizado entre 19 e 22 de julho em São Luís e mais 56 cidades do Maranhão. Na disputa estadual, estão no páreo sete pré-candidatos: Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Lahésio Bonfim (PSC), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Simplício Araújo (Solidariedade) e Hertz Dias (PSTU).

Resultados

Os resultados da pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão (PSDB) lidera com 34,8% das intenções de voto, seguido do senador Weverton, com 23,6%, e do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PTB), que completa o três primeiros lugares com 20,5%. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), foi escolhido por 7,6% dos eleitores questionados.

Enilton Rodrigues seria o governador para 1,0% dos eleitores maranhenses, caso a eleição fosse hoje. O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) recebeu 0,5% das intenções, enquanto Hertz Dias (PSTU) teve 0,1%. 4,6% do eleitorado declarou que votaria em branco ou nulo, e 7,4% não souberam ou não responderam.

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada)

Segundo turno

Fonte: Instituto Econométrica.

A pesquisa também simulou três cenários de confronto para um possível segundo turno. Na disputa entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o atual governador teve 42,1% das intenções de voto, contra 32,9% para o senador do PDT. Não sabem ou não responderam contabilizaram 14,2%, votos nulos e brancos somaram 10,8%.

Se houver segundo turno na eleição para governador do Maranhão e os candidatos forem esses, em quem o sr(a) votaria? (cenário 1)

Fonte: Instituto Econométrica.

No confronto entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, o governador também levaria a melhor, com 46,5% das intenções. Lahésio Bonfim recebeu as intenções de 31,1% do eleitorado representado na pesquisa. Brancos e nulos foram 11,3%, não sabem/não responderam somaram 11,0%.

Fonte: Instituto Econométrica.

No terceiro duelo simulando um segundo turno, dessa vez entre Weverton Rocha e Lahésio Bonfim, o candidato pedetista venceria a eleição nesta data, com 41,2% das intenções, contra 30,0% do prefeito de São Pedro dos Crentes. Brancos e nulos somaram 14,8%, não sabem/não responderam são 14,0%.

Fonte: Instituto Econométrica.

Rejeição

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também questionou os eleitores sobre quais pré-candidatos eles não votariam de jeito nenhum – índice de rejeição. A pesquisa revelou que o governador Carlos Brandão teve o maior índice de rejeição dos pesquisados, com 28,3%, empatando de forma exata com o senador Weverton Rocha.

Se a eleição para Governador do Estado fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr (a) NÃO votaria de jeito nenhum? (REJEIÇÃO)

Fonte: Instituto Econométrica.

27,4% do eleitorado consultado não escolheria de jeito nenhum o pré-candidato Lahésio Bonfim para ser governador do Maranhão em 2023. Em seguida, com 25,5% de rejeição, aparece o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr.

Simplício Araújo seria rejeitado por 19,9% dos eleitores, empatado tecnicamente com Enilton Rodrigues, com 19,0%. Completa a lista de rejeição Hertz Dias, com 15%. Não votaria em nenhum dos pré-candidatos somaram 4,5%, e não sabem ou não responderam 16,8%.

Senado

Também foi simulada na pesquisa Econométrica/O Imparcial um cenário estimulado das eleições para senador, na qual o ex-governador Flávio Dino lidera com folga. O pré-candidato do PSB recebeu 48,5% das intenções de voto, seguido pelo senador Roberto Rocha (PTB), com 27,9%.

Pastor Bel (Agir 36) foi escolhido por 6,1% do eleitorado, Saulo Arcangeli (PSTU) recebeu 1,1%, e Antônia Cariongo (PSOL) somou 0,4%. Os que não votariam em nenhum dos pré-candidatos ao Senado pelo Maranhão são 7,8, enquanto 8,1% não sabem ou não responderam.

Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria?

Fonte: Instituto Econométrica.

Rejeição para o Senado

Também foi perguntado aos eleitores em quais dos concorrentes ao Senado eles jamais votariam. Nesse cenário, Pastor Bel liderou com 29,8%, seguido de perto pelo ex-governador Flávio Dino, que não seria votado por 29,1% dos questionados, e pelo senador Roberto Rocha, rejeitado por 26,7 do eleitorado.

Antônia Cariongo e Saulo Arcangeli receberam rejeição de 18,6% e 15,7% dos pesquisados, respectivamente. Não votariam em nenhum destes somou 7,2, e 17,0 não souberam/não responderam.

Pesquisa Econométrica/O Imparcial

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1535 pessoas em 57 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 19 a 22 de julho de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número MA-08398/2022.

O Imparcial


Comentários

  1. Só se for muito besta é idiota pra acreditar numa pesquisa dessa!!! Esse mesmo instituto foi quem deu a Vitória de Edinho lobão em 2014!!!
    É outra nunca que Brandão tem essa larga vantagem... não voto em Ewerton pra governador pode não acredito que Brandão estava na frente!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE SKIL

PUBLICIDADE SKIL