PUBLICIDADE

PUBLICIDADE PARK

PUBLICIDADE PARK

AÇAILÂNDIA: MUNICIPIO AVANÇA NA PRODUÇÃO DE GRÃOS MILHO E SOJA

O município de Açailândia, localizado na região Sul maranhense, a 566 KM da capital São Luís, vem se destacando no potencial para produção de grãos com a soja e o milho.

Graças a qualidade e fertilidade natural do solo, bem como a sua topografia plana, contribui bastante para o plantio, mecanização agrícola, o médio e baixo custo da terra, vem atraindo muitas empresas de outras regiões que encontraram em Açailândia condições favoráveis de infraestrutura de escoamento, para desenvolver o agronegócio, juntamente com produtores a investirem na atividade.

Conforme dados fornecidos por empresas que trabalham no setor dentro do município, por produtores, bem como a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, que faz o acompanhamento e aferição em todo o território nacional, a plantação e safra de soja e milho vem se expandindo e a área plantada para produção de grãos aumenta a cada ano.

De acordo com informações do engenheiro agrônomo da SEAGRI -Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Cristiano Neto Soares da Silva, a plantação de grãos está distribuída em todas as regiões de Açailândia com destaque para a região do Assentamento Sudelândia (50 BIS) que possui terras planas, favoráveis para o plantio, o Assentamento Califórnia, que já possui plantio considerável de grãos e também na região do Novo Oriente, compreendendo o Assentamento João do Vale, Francisco Romão, Planalto I, Planalto II e na região da Reta onde estão instaladas algumas empresas.

A produção de grãos já ocupa uma área de 78 a 80 mil hectares de soja plantados considerando a safra de 2021/2022. Já a produção de milho estima-se de 11.000 a 12 .000 mil hectares. A CONAB estima em torno de 4,5 milhões de sacas de soja de 60kg e em torno de 1.5 milhões de sacas de milho.

Segundo o Secretário de Agricultura Antônio Filho, os grãos plantados em nosso território hoje, correspondente a 15% da área do município, representando valores brutos perto de 1 bilhão de reais (R$ 925.533.000,00 milhões, safra 2021/2022) podendo representar ao município de Açailândia aumento em sua arrecadação e maior capacidade de investimentos destes valores diretamente na agricultura familiar que tem dificuldades de avançar no ritmo dos outros segmentos por escassez de investimentos planejados e constantes.

Os valores em área plantada seguem a tendência de mais de 70 municípios do Maranhão com ascensão da soja, o que demanda de forma geral um direcionamento planejado com amplos diálogos, dada a diversidade produtiva que temos em nossa zona rural com a refloresta de eucalipto, a nossa forte pecuária e a agricultura familiar, o que nos coloca em condições de crescimento planejado destes diversos setores sem que um tenha que ser suprimido para ascensão de outro.

 ASCOM

Comentários

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE WIZARD

PUBLICIDADE SKIL

PUBLICIDADE SKIL