SKILL.ED - AÇAILÂNDIA

NOVEMBRO AZUL - PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA

ESPECIAL: QUATRO DICAS PARA MANTER A SAÚDE EMOCIONAL E A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Pergunte a um colega de trabalho: para muitos deles, o bem-estar na empresa é tão importante quanto o salário. Porém, nas situações em que o clima na empresa não está lá essas coisas, você pode buscar estratégias para manter a saúde emocional sem prejudicar a produtividade. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A psicóloga do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Janilia Cândido, dá quatro dicas para preservá-la no ambiente de trabalho.

Faça terapia

Segundo Janilia, conversar com um profissional sobre suas dores, problemas e a sua rotina é importante para se manter estável emocionalmente e, até mesmo, para lidar com as situações mais desafiadoras e estressantes do dia-a-dia corporativo. “Todo mundo carrega mazelas e dores que precisam ser cuidadas”, afirma.

Faça pausas sempre que for preciso

Não está conseguindo produzir? Faça pausas para respirar. Está tentando fazer um trabalho e viu que as coisas não estão dando certo? Pare, levante e vá tomar água. Respire, faça uma caminhada e depois volte. “Não adianta, em cima da pressão, tentar fazer com que as coisas aconteçam, porque assim elas não vão fluir”, aconselha.

Cuide dos seus relacionamentos dentro da empresa

Para a especialista, é preciso entender a importância do relacionamento interpessoal e da comunicação no ambiente de trabalho. É preciso ter cuidado com fofocas, ruídos de comunicação e inimizades, que podem desgastar a convivência e tornar tóxico o ambiente de trabalho. “Cuide das suas relações dentro do local de trabalho”, adverte. 

Priorize a sua saúde mental

A quarta e última dica é saber que a sua saúde emocional é de suma importância e que arriscá-la não vale a pena. “Mesmo se você precisar abrir mão daqueles dias de trabalho, daquele serviço que é extraordinário, que o chefe tanto te pediu. Se você sabe que não vai conseguir dar conta ou que aquilo vai te fazer mal, o ideal é que você dê um passo para trás e priorize a sua saúde mental”, finaliza.

Por Elaine Castro

Comentários

PUBLICIDADE ATEX TELECOM

PUBLICIDADE ATEX TELECOM

CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA

WIZARD BY PERSON - AÇAILÂNDIA